Grupos de Pesquisa
Após mais de três décadas de implementação, a Reforma Psiquiátrica Brasileira formulou um conjunto de transformações cujas características de intersetorialidade e diversidade temática favorecem a produção de novos objetos de investigação referidos à sua dimensão conceitual, aos processos formativos e às políticas públicas. Um processo complexo que produz novos problemas e demanda um esforço permanente de produção de conhecimentos para sua continuidade e sustentabilidade.A desinstitucionalização dos saberes e das práticas historicamente construídas e a investigação em torno de novos paradigmas para o cuidado no SUS aos grupos em situação de desvantagem social e vulnerabilidade são os eixos que orientam nossos estudos organizados em três áreas temáticas: Atenção Psicossocial, Atenção ao Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas e Políticas para o Cuidado do Idoso. A formação do grupo de pesquisa “Desinstitucionalização, Políticas Públicas e Cuidado” tem como perspectiva agregar pesquisas em andamento e dar visibilidade às produções que se inserem dentro do campo da Saúde Mental no contexto maior da Educação Profissional em Saúde na EPSJV. O nosso objetivo é o desenvolvimento de atividades de pesquisa integradas ao campo do ensino e voltadas para o fortalecimento da política pública de saúde, defesa de direitos e cuidado integral em saúde mental e campos correlacionados. O grupo se insere dentro do espaço da EPSJV, sendo formado por profissionais desta escola, estudantes e outros profissionais da Fiocruz, da rede SUS e de outras instituições de ensino e pesquisa, com as quais construímos parcerias ao longo do tempo. Pretendemos trabalhar na direção de qualificar cada vez mais nossas atividades e integrar redes transdisciplinares de ensino, pesquisa e cooperação técnica no campo da saúde mental.
Equipe:- Ariadna Patrícia Estevez Alvarez
- Augusto César Rosito Ferreira
- Clarice Moreira Portugal
- Daniel Groisman
- Desiane Alves Martins
- Elaine Teixeira Rabello
- Gitonam Lucas Tavares Honorato
- Gracia Maria de Miranda Gondim
- Karina de Cássia Caetano
- Marco Aurelio Soares Jorge
- Marise de Leão Ramôa
- Nina Isabel Soalheiro
- Paula Santos Ferreira
- Pilar Rodriguez Belmonte
- Raquel Tavares de Lima
- Renata Armondi Soares Raposo
- Renata Ruiz Calicchio
- Renata Veloso Vasconcelos de Andrade
- Sergio Alarcon
O Grupo de Pesquisa “Estado, políticas e espaço público” reúne pesquisadores e estudantes de diferentes formações e áreas de conhecimento, interessados em compreender as dinâmicas sociais que determinam a definição do “espaço público” na contemporaneidade, incidindo na definição e redefinição da atuação do Estado, face à elaboração de políticas públicas, principalmente, de políticas sociais na América Latina e no Brasil. Partindo de um referencial teórico-metodológico ancorado na teoria crítica, particularmente no materialismo histórico-dialético, o grupo entende como temáticas centrais de estudo e reflexão: a reconceitualização do público no capitalismo contemporâneo; a composição e utilização do fundo público e suas implicações na dinâmica social; os processos de privatização aberta e encoberta que incidem nas políticas sociais, particularmente de educação e de saúde; as diversas formas de mercantilização da vida, face as dinâmicas sociais contemporâneas de expropriação; o processo de apassivamento da democracia, etc.
Compreendendo as políticas públicas como resultado de uma dinâmica social pautada pelas relações de força, o grupo se propõe a compreender a centralidade da atuação do Estado no capitalismo contemporâneo, tomando como referência histórica não só os processos nacionais (de elaboração e implementação de políticas) mas também sua interface com o âmbito internacional (através da atuação, por exemplo, dos organismos internacionais) e o local (nas formas específicas que traduz, em cada território concreto, as determinações mais gerais face as suas condições particulares)
- Amanda de Lucas Xavier Martins
- Anakeila de Barros Stauffer
- Anamaria D'Andrea Corbo
- André Vianna Dantas
- Carla Cabral Gomes Carneiro
- Catia Correa Guimaraes
- Cláudia Regina de Andrade Pereira
- Cláudio Gomes Ribeiro
- Geandro Ferreira Pinheiro
- Helifrancis Condé Groppo Ruela
- Marcela Alejandra Pronko
- Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira
- Priscila Talita Oliveira Silva
- Roberto Eduardo Albino Brandão
Reunindo profissionais de diferentes formações disciplinares, a proposta do grupo de pesquisa é debruçar-se sobre os seguintes temas: a literatura nacional e internacional abarcando programas de iniciação científica e modelos de orientação e mentoria desenvolvidos nas instituições de pesquisa e nas instituições de ensino básico, profissionalizante e superior; estudos das trajetórias, carreiras e mobilidades de estudantes e profissionais atuando no campo da saúde e da biomedicina; concepções, modelos formativos e práticas de conduta responsável na pesquisa científica em saúde e em biomedicina; culturas científicas presentes em textos didáticos, literários e de ficção científica de autores nacionais e internacionais.
Equipe:- Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor
- Ana Tereza Pinto Filipecki
- Bianca Antunes Cortes
- Cristiane Nogueira Braga
- Cristina Maria Barros de Medeiros
- Denise Figueira de Oliveira
- Isabela Cabral Félix de Sousa
- Jefferson Almeida Silva
- Lucia de La Rocque Rodriguez
- Márcia de Oliveira Teixeira
- Monica Mendes Caminha Murito
- Norma Vollmer Labarthe
- Páulea Zaquini Monteiro Lima
- Rosa Maria Correa das Neves
- Silvio Valle Moreira
- Telma de Mello Frutuoso
Por meio da integração entre ensino, pesquisa e difusão do conhecimento, buscaremos contribuir para potencialização da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio como uma referência na área da educação profissional em saúde e, mais especificamente, do Laboratório de Formação Geral como laboratório que significa a ciência, em seu trato escolar, em relação às diferentes formas de conhecimento em suas diferenças, sem hierarquizá-las. Desenvolveremos investigações, metodologias de ensino e processos formativos que visem à integração estruturante entre o sujeito-leitor e as ciências. Nosso intuito é o de que esses sujeitos se tornem leitores mais hábeis com a linguagem - na sua relação indissociável com o social - face a seus objetos de conhecimentos específicos em diferentes disciplinas científicas, possibilitando um trabalho com os movimentos da interpretação a partir de uma relação com um universo de sentidos estabilizados e, ao mesmo tempo, sujeito a questionamento e a deslocamento.
Equipe:- Carolina Vianna Dantas
- Jonathan Ribeiro Farias de Moura
- Pedro de Araujo Quental
- Viviane dos Ramos Soares
Este grupo de pesquisa dedica-se a análise e a discussão das Informações e Registros em Saúde, procura desenvolver projetos de pesquisa e processos formativos que favoreçam práticas profissionais que valorizem a informação em saúde enquanto campo de disputa de interesses e de construção de saberes e práticas. Neste sentido, pretende contribuir com a consolidação de uma Política Nacional de Informação e Informática em Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) e também fornecer subsídios para o fortalecimento da área de Informações e Registros em Saúde no SUS.
Equipe:- Ana Cristina Gonçalves Vaz dos Reis
- Bianca Borges da Silva Leandro
- Fernanda do Nascimento Martins
- Janaína Teresa Gentili Ferreira de Araújo
- Jose Mauro da Conceicao Pinto
- Ketlen Pinheiro dos Santos Martins
- Marcia Fernandes Soares
- Maria Aparecida de Assis Patroclo
- Martha Peçanha Sharapin
- Morgana Eneile Tavares de Almeida
- Raphael Mendonça Guimarães
- Reinaldo de Araujo Dantas Lopes
- Sergio Munck Machado
O grupo tem como propósito o estudo e desenvolvimento de métodos e práticas avaliativas que sejam aplicados aos Serviços de Atenção Primária e à Vigilância em Saúde. Nessa perspectiva, considera os postulados teóricos da Vigilância em Saúde e da territorialização como os referenciais organizativos desses Serviços. O grupo também se dedica ao estudo da práxis informacional, tanto no campo da gestão e da Vigilância em Saúde, como na atividade finalística da assistência, posto que os sistemas de informação em saúde são elementos primordiais para a Vigilância e para a avaliação em saúde. No campo da Avaliação destaca-se como um dos referenciais teóricos os postulados de Donabedian, Hartz e autores da Escola Canadense. Esses autores (Escola Canadense) desenvolveram, nas últimas décadas, método de construção, de forma participativa, de matriz de critérios, indicadores e questões, acrescida de matriz de julgamento. A elaboração e aplicação de tais matrizes tem por finalidade orientar a prática avaliativa e facilitar a interpretação de resultados no âmbito dos programas e serviços de saúde. Na intenção de desenvolver e aplicar o instrumental avaliativo, o grupo se debruça também sobre os processos e etapas da validação de questionários, tema ainda pouco explorado na literatura sobre avaliação de serviços de saúde no Brasil.
Equipe:- Bárbara Campos Silva Valente
- Catia Cristina Martins de Oliveira
- Edilene de Menezes Pereira
- Elenice Machado da Cunha
- Felipe Bagatoli Silveira Arjona
- Gabriela Rieveres Borges de Andrade
- Gracia Maria de Miranda Gondim
- José Muniz da Costa Vargens
- Lásaro Linhares Stephanelli
- Leyla Gomes Sancho
- Márcio Candeias Marques
- Mauricio Monken
- Priscila Almeida Faria
- Raiane Fontes de Oliveira
O Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS) tem como objetivo aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre as relações sociais e institucionais estabelecidas no contexto de ampliação da participação da sociedade brasileira na formulação, condução e avaliação das políticas públicas de saúde. São definidos como eixos estruturantes de investigação os temas do Direito, da Participação Política e das Redes de Apoio Social, compreendidos como estratégicos para a análise de experiências e processos de democratização do Estado brasileiro. Nesse sentido, o NEDSS visa desenvolver investigações que explorem a temática referida a partir de questões relativas à construção de novas sociabilidades e à permanência de modos de sociabilidade conservadores, tendo em vista a modernização excludente e os processos de colonização que têm caracterizado historicamente a sociedade brasileira. Entendemos que a sistematização de conhecimentos sobre as relações entre democratização e sociabilidades no contexto das políticas de saúde pode contribuir para a formação de trabalhadores qualificados e comprometidos com a garantia do direito à saúde, fortalecendo assim o campo da Saúde Coletiva e da Formação Profissional em Saúde.
Equipe:- Adelyne Maria Mendes Pereira
- Alda Maria Lacerda da Costa
- Angela Oliveira Casanova
- Camila Furlanetti Borges
- Danielle Ribeiro de Moraes
- Felipe Rangel de Souza Machado
- Francini Lube Guizardi
- Geny de Oliveira Cobra
- Grasiele Nespoli
- Ialê Falleiros Braga
- João Roberto Maia da Cruz
- Jose Roberto Franco Reis
- José Victor Regadas Luiz
- Letícia Batista da Silva
- Marcia Cavalcanti Raposo Lopes
- Mariana Lima Nogueira
- Marise de Leão Ramôa
- Mirna Barros Teixeira
- Muza Clara Chaves Velasques
- Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque
- Pilar Rodriguez Belmonte
- Regimarina Soares Reis
O Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação Profissional em Saúde é constituído por pesquisadores com formação e experiência em pesquisa em Saúde Pública, Educação, História, Políticas Públicas, Estatística, dentre outras, áreas que se articulam de forma interdisciplinar no campo da Educação Profissional em Saúde. Este campo, por sua vez, organiza a produção de conhecimento sobre a relação entre trabalho, educação e saúde, bem como a formação de novos pesquisadores, por meio do respectivo Programa de Pós-Graduação, na Escola Politécnica da Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), onde o grupo está sediado. Sua história remonta à instituição do Observatório dos Técnicos em Saúde na EPSJV, integrante da Rede Observatório de Recursos Humanos da Saúde no Brasil (OBSERVARH), criada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Seu objetivo é o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre o trabalho técnico, a formação do trabalhador e as políticas sociais de educação, saúde e trabalho. As pesquisas desenvolvidas buscam produzir, analisar e publicar dados e informações, em meio impresso e eletrônico, sobre processos, relações, história e mercado de trabalho dos técnicos em saúde, bem como sobre formação básica e profissional, qualificação profissional, trajetórias, saberes, práticas e competências desses sujeitos. Os resultados das pesquisas têm a finalidade de fornecer subsídios para as políticas públicas de trabalho, de educação e de saúde, e para a organização, o planejamento e a prática curricular e pedagógica da formação inicial, continuada, técnica e tecnológica de trabalhadores, professores, pesquisadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). A ênfase teórico-metodológica recai sobre a investigação histórica e etnográfica sobre a conformação de diferentes grupos de trabalhadores técnicos em saúde e sobre a construção das suas trajetórias, identidades de classe, experiências de vida, trabalho, formação e saberes profissionais. Essas análises são tomadas no contexto das políticas públicas especialmente as de trabalho e educação na saúde, considerando a reconfiguração do Estado brasileiro e as transformações em curso no mundo do trabalho.
Equipe:- Ana Margarida de Mello Barreto Campello
- André Elias Fidelis Feitosa
- André Malhão
- Anna Violeta Ribeiro Durão
- Carla Cabral Gomes Carneiro
- Filippina Chinelli
- Francisco José da Silveira Lobo Neto
- Ialê Falleiros Braga
- Júlio César França Lima
- Márcia Valéria Guimarães Cardoso Morosini
- Márcio Candeias Marques
- Mariana Lima Nogueira
- Marise Nogueira Ramos
- Monica Vieira
- Raquel Barbosa Moratori
- Renata Reis Cornelio Batistella