Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Curso de Formação Inicial e Continuada

Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa

Objetivos: 

Qualificar trabalhadores dos serviços públicos e pessoas da sociedade civil para a atuação como multiplicadores, visando a realização de ações para as pessoas cuidadoras de idosos.

EDITAL

Descrição: 

O Curso de Atualização para Formadores de Cuidadores de Pessoas idosas será realizado com base na educação popular em saúde (EPS). A EPS parte do pressuposto de que nos territórios há saberes, construídos na história de vida, na prática social e cultural, que lhes servem de ponto de partida para buscar solução dos problemas de saúde que lá existem. Neste sentido, a educação popular em saúde vem constituindo um campo estratégico para a atuação dos que trabalham junto à população, cuja finalidade é inserir na sua prática cotidiana um espaço de reflexão da sua ação (Travassos, 2016).
O curso será realizado de forma semipresencial, com aulas presenciais intercaladas com atividades em ambiente virtual através de aplicativo de troca de mensagens. Serão utilizados recursos audiovisuais como vídeos de curta duração, cartilhas, áudios e textos, como material de apoio.

Carga Horária: 
90 horas
Número de Vagas: 
40
Coordenadores: 

Daniel Groisman

Ronaldo dos Santos Travassos

Disciplinas: 

O curso será realizado na modalidade de ensino remoto, com carga horária total de 90h distribuídas em 7 módulos subsequentes, conforme detalhado a seguir:

Módulo 1 – Quem são as pessoas cuidadoras? – 12 horas
Módulo 2 – O que é o trabalho de cuidado? – 12 horas
Módulo 3 – Existem direitos e políticas para o cuidado? – 6 horas
Módulo 4 – O Cuidado na pandemia e pós pandemia -12 horas
Módulo 5 – Ética nas relações de cuidado – 9 horas
Módulo 6 – Estratégias para a educação popular para pessoas cuidadoras – 24 horas
Módulo 7- Elaboração de projetos de ação na comunidade - 15 horas
 

Público-Alvo: 

Trabalhadores dos serviços públicos, como por exemplo, da atenção primária em saúde, não excluindo a intersetorialidade, atores de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, pessoas inseridas em instituições de ensino e outros, com potencial de multiplicação dos conhecimentos adquiridos em ações voltadas para pessoas cuidadoras. É necessário possuir o ensino médio completo, para participar do curso.