O curso visa proporcionar aos trabalhadores que atuam na área de Saúde, Saúde Mental e Assistência Social os debates mais recentes de temas ligados às práticas em grupo, com uma abordagem objetiva que possibilite ao aluno um melhor manejo das atividades em grupo com a clientela da rede de serviços de saúde.
O curso tem carga horária de 96 horas, referentes às aulas teórico-práticas, distribuídas em 3 módulos:
Módulo 1 – Principais linhas teóricas;
Módulo 2 – Oficinas de arte e práticas integrativas e complementares em saúde;
Módulo 3 – Sociedade, grupos e instituições na integração com os serviços.
Certificado de conclusão do Curso de Atualização Profissional em Práticas Grupais em Saúde para os alunos que tiverem 75% de frequência no curso, conforme estabelecido no regulamento do curso e média 6,0 de aproveitamento durante o curso.
Ariadna Patricia Estevez Alvarez
Marise de Leão Ramôa
Marilda Maria da Silva Moreira
Módulo 1 – Principais Linhas Teóricas Carga horária: 40 horas
Objetivo: proporcionar ao aluno o conhecimento das principais linhas teóricas que fundamentam as estratégias grupais e as técnicas de grupo, tais como psicanálise, dinâmica de grupo, psicodrama, grupo operativo.
Módulo 2 – Oficinas de Arte e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Carga horária: 40 horas
Objetivo: Apresentar para os alunos a concepção de oficina em saúde e na atenção psicossocial, proporcionando a oportunidade de vivenciar/experienciar as diversas maneiras como as oficinas têm sido difundidas nos equipamentos de saúde muitas vezes como recursos terapêuticos (música, corpo e terapia comunitária).
Módulo 3 – Sociedade, Grupos e Instituições na Integração com os Serviços Carga horária: 16 horas
Objetivo: Favorecer a informação e a reflexão dos alunos sobre questões importantes sobre os grupos e instituições em nossa sociedade atual, tais como família e educação popular em saúde e sua relação com a atenção básica. O módulo inclui ainda um seminário final de avaliação em que os alunos vão compartilhar suas experiências com grupos nos serviços de saúde a fim produzir e partilhar os saberes construídos por eles no processo do curso.
A formação será destinada prioritariamente a trabalhadores com Ensino Médio da área da saúde/saúde mental e assistência social que tenham interesse em manejar atividades em grupo com a clientela da rede de serviços públicos. Poderão cursar também profissionais de saúde, assistência social, educação, que atuem em unidades do SUS, do SUAS, em instituições de ensino ou em processos de lideranças comunitárias e movimentos sociais.