Periódico Fiocruz

Buscar no SciELO

Boletim

Cadastre seu e-mail e receba novidades da revista

Submissão On-Line e Acesso ao Sistema

Clique aqui

Prezado leitor,

Na terceira edição deste ano, o editorial traz uma análise sobre a resolução da OMS que estabelece a transparência de custos e preços de medicamentos, produtos médicos e vacinas do setor farmacêutico, o que pode beneficiar o acesso de países em desenvolvimento a esses insumos. Dois ensaios destacam: um diagnóstico crítico das relações entre trabalho, educação e juventudes contemporâneas obtido por meio do diálogo com o pensamento social de Christian Laval e Pierre Dardot; e a humanização como um importante arcabouço teórico-prático para a transformação social das organizações e gestão de pessoas. Na seção Artigos, apresentamos os desafios da implantação do Programa Mais Médicos na visão de gestores de saúde de região de fronteira; um retrato dos cursos de graduação em fonoaudiologia no Brasil; e uma análise do processo de supervisão clínico-institucional em duas equipes da rede de saúde do interior do Nordeste, além de manuscritos sobre formação em saúde, cuidado ao indivíduo enfermo em processo de morte e morrer e o papel dos apoiadores institucionais como sujeitos responsáveis pela condução das políticas públicas.

 

O periódico

Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. Publica os artigos apenas na versão eletrônica online, na modalidade de publicação contínua, e forma cada fascículo quadrimestralmente, nos seguintes períodos: janeiro-abril, maio-agosto, setembro-dezembro.

A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. 

Trabalho, Educação e Saúde tem como missão publicar contribuições originais com o intuito de desenvolver o estudo sobre temas relacionados à educação profissional em saúde e discutir esta área sob a ótica da organização do mundo do trabalho, de uma perspectiva crítica, sistemática e interdisciplinar.

Seu público-alvo é formado por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, e docentes e gestores do campo da educação profissional em saúde. 

O conteúdo integral do número atual e dos números anteriores da Trabalho, Educação e Saúde  está disponível online aos leitores em acesso aberto e gratuito, nas seguintes plataformas: homepage da revista, Portal de Periódicos Fiocruz e SciELO.

Para submissão de textos pelo sistema online de avaliação (http://www.sistemas.epsjv.fiocruz.br/revtes), é imprescindível a leitura das instruções aos autores. Todos os artigos e ensaios são avaliados com base no sistema de revisão por pares. Não cobramos nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou publicação.

Contato: Angélica Ferreira Fonseca (editora e coordenadora da revista); E-mail: revtes.epsjv@fiocruz.br

 

Correspondência / Mail

Angélica F. Fonseca
Editora Científica
Revista TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz
Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos
CEP 21040-360 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Tels.: (21) 3865-9850 / (21) 3865-9853
e-mail: 

teste1
teste2