Periódico Fiocruz

Buscar no SciELO

Boletim

Cadastre seu e-mail e receba novidades da revista

Submissão On-Line e Acesso ao Sistema

Clique aqui

Prezado leitor,

Naterceira ediçãodo ano, Marcos Cueto, pesquisador e editor da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, faz uma análise crítica do legado de Alma-Ata, quarenta anos depois da histórica Conferência Internacional sobre Atenção Primária em Saúde. Na seção artigos, os destaques são uma análise da subjetivação dos médicos cubanos no Programa Mais Médicos, uma discussão sobre determinação/determinantes sociais da saúde, a descrição de um inovador processo participativo de restituição de resultados de pesquisa, a lógica do privado em gerenciamento de recursos humanos por organizações sociais de saúde em hospitais estaduais, um panorama da participação das instituições de ensino superior privadas na formação em saúde no Brasil, a qualificação de profissionais da saúde para a atenção às mulheres em situação de violência sexual, entre outros temas como Estratégia Saúde da Família e práticas curativistas, formação em saúde e exploração e sofrimento mental de professores na rede de ensino do Paraná.

 

O periódico

Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. 

A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. 

Trabalho, Educação e Saúde tem como missão publicar contribuições originais com o intuito de desenvolver o estudo sobre temas relacionados à educação profissional em saúde e discutir esta área sob a ótica da organização do mundo do trabalho, de uma perspectiva crítica, sistemática e interdisciplinar.

Seu público-alvo é formado por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, e docentes e gestores do campo da educação profissional em saúde. 

O conteúdo integral do número atual e dos números anteriores da Trabalho, Educação e Saúde  está disponível online aos leitores em acesso aberto e gratuito, nas seguintes plataformas: homepage da revista, Portal de Periódicos Fiocruz e SciELO.

Para submissão de textos pelo sistema online de avaliação (http://www.sistemas.epsjv.fiocruz.br/revtes), é imprescindível a leitura das instruções aos autores. Todos os artigos e ensaios são avaliados com base no sistema de revisão por pares. Não cobramos nenhum tipo de taxa de submissão, processamento ou publicação.

 

 

Correspondência / Mail
Revista TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fundação Oswaldo Cruz
Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos
CEP 21040-360 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Tels.: (21) 3865-9850 / (21) 3865-9853 
e-mail: 

teste1
teste2