Periídico Fiocruz

Buscar no SciELO

Boletim

Cadastre seu e-mail e receba novidades da revista

Submissão On-Line e Acesso ao Sistema

Clique aqui

5 | 3 Nov/2007-Fev/2008 (21/11/2007)

Sumário

Ler

Editorial

Ler

Ensaio

Da escola única à educação fragmentada: o congresso nacional na reforma do ensino técnico
From the single school to fragmented education: the national congress in technical education reform
Jailson A. dos Santos
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Artigos

Competências gerenciais do enfermeiro nas perspectivas de um curso de graduação de enfermagem e do mercado de trabalho
Nurse managerial competencies from the perspectives of an undergraduate
Aida Maris Peres, Maria Helena Trench Ciampone e Lillian Daisy Gonçalves Wolff
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

A trajetória do GT Trabalho e Educação da ANPEd: alguns elementos de análise
The trajectory of anped’s work & education workgroup: a few elements of analysis
Anita Handfas
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

A habilidade de comunicação com o paciente no processo de atenção farmacêutica
The skill of communicating with the patient in the pharmaceutical care process
Fabricio Pagani Possamai e Marlete dos Santos Dacoreggio
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Currículo e aprendizagens: o perfil das escolas técnicas do sistema único de saúde em São Paulo
Curriculum and learning: the profile of the single health system’s technical
Paulo Henrique Monteiro e Ausonia Favorido Donato
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Construção de descritores para o processo de educação permanente em atenção básica
Building descriptors for the permanent basic care education process
Rosita Saupe, Luiz Roberto Agea Cutolo e Juliana Vieira de Araújo Sandri
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

A influência das políticas de educação e saúde nos currículos dos cursos de educação profissional técnica de nível médio em enfermagem
the influence of the education and health policies in the curricula of the mid-level technical professional education in nursing
Suze Rosa Sant’Anna, Lílian Dias Ennes, Luiza Helena da Silva Soares, Sandra Regina de Oliveira e Leonardo da Silva Sant’Anna
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Debate

Reforma da educação profissional ou ajuste ao regime de acumulação flexível?
Reform of professional education or adjusting to the flexible accumulation system?
Acácia Kuenzer
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

A reforma da educação profissional: considerações sobre alguns temas que persistem
Professional education reform: considerations on a few persisting issues
Celso João Ferretti
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados
Professional education and dependent capitalism: the enigma of the lack and excess of qualified professionals
Gaudêncio Frigotto
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Dez anos da LDB e a educação profissional
Ten years of the LDB and professional education
Iracy Picanço
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Reforma da educação profissional: contradições na disputa por hegemonia no regime de acumulação flexível
Professional education reform: contradictions in the fight for hegemony in the flexible accumulation system
Marise Ramos
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Relato

Iniciação à educação politécnica em saúde: uma proposta de formação de técnicos em saúde
Initiation to polytechnic education in health: a proposal to qualify health technicians
Ana Lúcia de Moura Pontes e Angélica Ferreira Fonseca
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Entrevista

Miguel Márquez
xMiguel Márquez
Resumo | ---12345Abstract | Texto Completo

Resenhas

Da nova LDB ao Fundeb: por uma outra política educacional. Dermeval Saviani. Campinas: Autores Associados, 2007, 336 p. por Hajime Takeuchi Nozaki e Jehu Vieira Serrado Júnior / A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935). Dominichi Miranda de Sá. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, 216 p. por Márcia Regina Barros da Silva
Da nova LDB ao Fundeb: por uma outra política educacional. Dermeval Saviani. Campinas: Autores Associados, 2007, 336 p. por Hajime Takeuchi Nozaki e Jehu Vieira Serrado Júnior / A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935). Dominichi Miranda de Sá. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006, 216 p. por Márcia Regina Barros da Silva
Texto Completo

teste1
teste2