Periódico Fiocruz

Buscar no SciELO

Boletim

Cadastre seu e-mail e receba novidades da revista

Submissão On-Line e Acesso ao Sistema

Clique aqui

4 | 2 Set/2006-Fev/2007 (14/11/2006)

Sumário

Ler

Editorial

Ler

Ensaio

Trabalho, sociabilidade e individuação
Work, sociability and invidualization
Sergio Lessa
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Artigos

Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde
Interdisciplinary and rhizomatic perspectives in the formation of the health profesissonals
Maria Helena Salgado Bagnato e Maria Inês Monteiro
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Políticas públicas em trabalho, educação e tecnologia: uma história em movimento
Public Policies at work, education and technology: a history in course
Marlene Ribeiro
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

O ensino da saúde pública no Brasil: os primeiros tempos no Rio de Janeiro
Public Health Education in Brazil: beforetime in Rio de Janeiro
Luiz Antonio de Castro Santos e Lina Faria
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

O ensino de história da enfermagem nos cursos de graduação de Santa Catarina
Nursing history education on graduation courses in Santa Catarina
Maria Itayra C. de S. Padilha
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Problematizando o processo ensino-aprendizagem em enfermagem em saúde mental
Discussing the education-learning process in nursing graduation related to mental health
Sônia Barros e Roselma Lucchese
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Debate

Revisitando o conceito de cidadania: notas para uma educação politécnica
Reviewing the citizenship concept: notes for a polytechnic education
Adriana Geisler
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Breves anotações sobre a educação politécnica como parte de um projeto emancipador
Brief annotations on polytechnic education as a part of emancipating project
Esther Maria de Magalhães Arantes
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

A cidadania como pertencimento: uma reflexão a partir da psicanálise
Citizenship as belonging: a reflection from psychoanalysis
Carlos Alberto Plastino
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Educação permanente: direito de cidadania, responsabilidade do Estado
Permanent Education: citizenship right, State responsibility
Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Qual cidadania, qual democracia, qual educação?
Which citizenship, which democracy, which education?
José Rodrigues
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Da atualidade da servidão voluntária
On the currentness of voluntary servitude
Virgínia Fontes
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Relato

Repensando a avaliação: perspectivas criativas para a educação profissional na área da saúde do trabalhador
Rethinking the evaluation: creative perspectives for the professional education in the worker ’s health are a
Marilda Moreira
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Entrevista

Yves Schwartz
Yves Schwartz
Resumo | ---12345Abstract | Texto Completo

Resenhas

Pensamento crítico e movimentos sociais: diálogo para uma nova práxis. Roberto Leher e Mariana Setúbal (orgs.). São Paulo: Cortez, 2005, 327 p. por Edineide Jezine / A profissionalização da enfermagem brasileira. Almerinda Moreira e Taka Oguisso. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, 152 p. por Rosalba Pessoa de Souza Timoteo / Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Nísia Trindade Lima et al. (orgs.). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005, 502 p. por Lilian Koifman
Pensamento crítico e movimentos sociais: diálogo para uma nova práxis. Roberto Leher e Mariana Setúbal (orgs.). São Paulo: Cortez, 2005, 327 p. por Edineide Jezine / A profissionalização da enfermagem brasileira. Almerinda Moreira e Taka Oguisso. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, 152 p. por Rosalba Pessoa de Souza Timoteo / Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Nísia Trindade Lima et al. (orgs.). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005, 502 p. por Lilian Koifman
Texto Completo

teste1
teste2