Periódico Fiocruz

Buscar no SciELO

Boletim

Cadastre seu e-mail e receba novidades da revista

Submissão On-Line e Acesso ao Sistema

Clique aqui

1 | 1 Mar-Ago/2003 (20/03/2003)

Sumário

Ler

Apresentação

Ler

Editorial

Ler

Memória

Joaquim Venâncio Fernandes
Joaquim Venâncio Fernandes
Luiz Fernando Ferreira
Resumo | 1234Abstract | Resumen | Texto Completo

Ensaio

A educação pela imagem e outras miragens
Education through images and other mirages
André Bueno
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

Artigos

Mudanças tecnológicas e seu impacto no processo de trabalho em saúde
Technological changes and its impact in the process of work in health
Marina Peduzzi
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado?
To educate the productive worker/citizen or the emancipated human being?
Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

Notas sobre trabalho e sacrifício
Notes on work and sacrifice
José Leon Crochík
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

É possível uma pedagogia das competências contra-hegemônica? Relações entre pedagogia das competências, construtivismo e neopragmatismo
IS a pedagogy of counter-hegemonic competencies possible? The relationship between pedagogy of competencies, constructivism and neo-pragmatism
Marise Nogueira Ramos
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

Concepções da iniciação científica no ensino médio: uma proposta de pesquisa
Conceptions of scientific initiation at the secondary level: a research proposal
Cristina Araripe Ferreira
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

Debate

O choque teórico da politecnia
The theorectical shock of the polytechnic
Dermeval Saviani
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

Relato

O PROFAE em Minas Gerais: o trabalho da agência regional
The PROFAE in minas gerais: the work of the regional agency
Lélia Maria Madeira e Dalva Cifuentes Gonçalves
Resumo | Abstract | Resumen | Texto Completo

Entrevista

Lucie Tanguy
Texto Completo

Resenhas

Capitalismo histórico e civilização capitalista. Immanuel Wallerstein, Rio de Janeiro: Editora Contraponto, tradução de Renato Aguiar, revisão da tradução de César Benjamin, 2001, 144 p. por Isabel Brasil Pereira
Texto Completo

Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 1999, 156 p. por Angélica Ferreira Fonseca
Texto Completo

Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Newton Duarte, Campinas: Autores Associados, 2000, 269 p. por Carla Macedo Martins
Texto Completo

teste1
teste2